Curando a familia interna
Depois de ter passado pelo programa de "terapia psiquica" de Robert Hoffman composto de oito sessões no começo da década de 1970, Dr. Naranjo adaptou a estratégia desse modelo terapêutico para um cenario grupal, e em seguida fez experimentos aplicando essas idéias em uma situação de terapia entre pessoas com um mesmo nivel de formação. Mais tarde, Dr. Naranjo desenhou um processo grupal que foi implementado por Reizah Leah Landman no contexto do Instituto SAT inicial em Berkeley, tendo Hoffman como participante, e isso, a sua vez, estimulou dois novos desenvolvimentos: a aplicação gerada pelo próprio Hoffman, do qual derivou a atual "Terapia Hoffman da Quadrinidade", e a versão continuamente revisada do próprio Naranjo - a qual originalmente tomou a forma de tres meses e mais tarde foi condensada em quatro dias intensivos.
Depois de experimentar com esta forma condensada do processo (o qual ele originalmente denominou HFN em referencia a Hoffman, e também fazendo referencia às iniciais de Hoffman e Dr. Naranjo em torno à inicial de Fischer (pessoa da qual Hoffman recebeu sua inspiração original). Dr. Naranjo incorporou o processo aos programas SAT europeus, aonde mais recentemente êste processo produziu duas variantes adicionais: uma criada por Suzana Stroke, outra pelo Dr.Fernando Camara.
Dr. Naranjo, apesar da experiência de muitos anos com este método, escreveu apenas um artigo sobre o mesmo, a pedido de Bob Hoffman. Apesar da intenção original ter sido a de um prefacio para um livro clínico de Hoffman que nunca foi publicado, o artigo se tornou um capítulo do livro The End of Patriarchy (O Fim do Patriarcado) e que atualmente foi modificado para Changing Education to Change the World (Mudando a Educação para Mudar o Mundo).